quarta-feira, 16 de maio de 2012

Deputada dá entrada com projeto para incentivo a adoção de crianças e adolescentes

Projeto de lei que dispõe sobre a realização de campanhas publicitárias de incentivo a adoção de crianças e adolescentes fora do perfil solicitado por quem está na lista de espera foi dado entrada na Assembleia Legislativa do Estado, ontem, pela deputada Bernadete ten Caten (PT-Pa). Ao subir à tribuna para defender o projeto, ela lembrou que no Estado do Pará há muito mais pessoas querendo adotar crianças e adolescentes do que a clientela disponível para adoção. No entanto, todos dizem querer apenas, crianças ou adolescentes, brancos e plenamente sadios, sem quaisquer problemas de saúde, deficiência física ou mental. 
Deste modo, a parlamentar defende que sejam promovidas campanhas objetivando esclarecer que a adoção de crianças e adolescentes com problemas dos mais diversos também é um gesto de amor e de cidadania, no que foi aplaudida pelos deputados Edmilson Rodrigues (Psol-Pa) e Carlos Bordalo (PT-Pa). 
Bernadete justifica que acolhimento institucional é uma das medidas de proteção aos direitos de crianças e adolescentes, conforme artigo 101 do Estatuto da Criança e Adolescente, aplicada nos casos de separação da família por determinação judicial ou nos casos de situação de risco, e também tem caráter provisório, tendo-se sempre como objetivo último e principal, o retorno da criança ou do adolescente a sua família de origem, natural ou extensa, no mais breve prazo possível. 
Desta forma, enquanto crianças e adolescentes tiverem que permanecer nas instituições, como disciplina a lei, devem ser empreendidos todos os esforços para propiciar o direito à convivência familiar e comunitária para essa população. 
Destaca, ainda, que, embora a atribuição de promover o direito à convivência familiar e comunitária não seja função exclusiva dessas instituições, mas compartilhada por toda a rede de atendimento à criança e ao adolescente – que inclui ainda o Judiciário, o Ministério Público, os conselhos tutelares e de direitos e o próprio Poder Executivo nos níveis federal, estadual e municipal –, essas instituições têm um importante papel na área. 
A deputada lembra que o Cadastro Nacional de Adoção, estima que haja no Pará 56 crianças e adolescentes aptos a adoção e 198 pretendentes. No Brasil, são 5.229 crianças e adolescentes e 28.058 pretendentes. Esta discrepância ocorre porque mais de 80% delas estão fora do perfil solicitando: bebês, brancos, sem doenças ou deficiências. Quer dizer que grande parte das famílias que pretendem adotar, fazem exigências quanto à idade, sexo e cor das crianças a serem adotadas, tardando os processos de adoção”. 
Deste modo, Bernadete finaliza que seu projeto objetiva estimular a adoção de crianças e adolescente fora dos padrões mais procurados pela sociedade, incentivando a adoção independentemente das características físicas, de modo que mais crianças e adolescentes tenham a oportunidade de fazer parte de uma família.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons