Sobre Mim

Formada em Letras e Pedagogia, Bernadete, na década de 80, trocou a cidade natal de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, por Marabá, no Sudeste Paraense, para militar na Pastoral Social da Igreja Católica e na Educação. Bernadete casou-se com Luiz Carlos, com quem teve Olga e Dirceu. Ingressou no movimento social organizado e consolidou-se uma liderança política. Foi uma das fundadoras do Sindicato dos Professores (Sintepp) e também do Partido dos Trabalhadores (PT).

Bernadete alcançou notável reconhecimento público como Secretária Municipal de Educação em Marabá e em Nova Ipixuna, município vizinho, implementando diversos Programas e ações transformadoras no processo ensino-aprendizagem.

Foi vereadora de Marabá de 1997 a 2000. De 2003 a 2006, foi Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Marabá, alcançando importantes avanços na consolidação da reforma agrária no Sul e Sudeste do Pará - região de maior concentração de ocupações e assentamentos do País. Bernadete assentou 21 mil famílias; enfrentou a corrupção e os desmandos, enfrentando forte oposição. No período, com mobilização dos Movimentos Sociais e boa Gestão, quadruplicou o orçamento do Incra, obtendo excelente avaliação da direção nacional do órgão. ~

Foi eleita Deputada Estadual em 2006, quando obteve a maior votação de toda a aliança que elegeu a governadora Ana Júlia no Estado, com 36.202 votos obtidos em 122 municípios. Na Assembleia Legislativa, Bernadete presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos de 2007 a 2008, sendo titular da Comissão de Constituição e Justiça.


A Deputada é uma das campeãs em Produção Legislativa e Audiências Públicas, fazendo um Mandato de forte participação popular.

1 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons